Internet através da luz – Li-Fi

Você já imaginou poder acessar a internet através da luz?

Em breve isto será possível, através da tecnologia Li-Fi (Light Fidelity), que permitirá que dispositivos como smartphones e notebooks possam se comunicar com a internet através da luz de uma simples lâmpada de LED, dispensando a infraestrutura exigida pelo Wi-Fi (cabeamento e instalação de roteadores).

A tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas já é comercialmente viável. Seu funcionamento resume-se a fazer a lâmpada piscar em uma frequência altíssima, imperceptível ao olho humano. Além disso, não é necessário que o ambiente esteja muito claro, pois a intensidade da luz pode ser reduzida até que ela seja imperceptível, mas ainda assim será possível enviar e receber dados.

Li-Fi x Wi-Fi
Li-Fi x Wi-Fi

Uma das maiores vantagens o Li-Fi sobre o Wi-Fi é justamente o uso da luz, pois as frequências de rádio têm espectro limitado, necessitam de regulação (Anatel), causam interferência e há alta concorrência entre elas (rádio AM, rádio FM, Wi-Fi, telefonia celular, telefone sem fio, rádio amador, etc). Considere ainda que a amplitude do espectro da luz é aproximadamente 10.000 vezes maior que a do espectro das ondas de rádio, o que resulta numa maior quantidade de faixas de frequências (canais) para se trabalhar. Além disso, Li-Fi pode ser utilizado em locais sensivelmente vulneráveis a interferências, como aviões, por exemplo.

Li-Fi também é mais vantajoso nos quesitos segurança e velocidade de transmissão e recepção de dados, pois, quanto à segurança, seu sinal luminoso não escapa através das paredes como o sinal em ondas de rádio do Wi-Fi, o que impossibilita a interceptação da comunicação sem que se tenha acesso físico ao local, ou seja, não dá para “roubar o sinal” do Li-Fi como estamos “acostumados” a fazer (quem nunca usou o Wi-Fi do vizinho sem permissão? 🙂 ). Quanto à velocidade, segundo estudo realizado pela Universidade de Oxford, a máxima obtida foi  de 224 Gbps (Gigabits por segundo) bidirecionais – o que é suficiente para enviar ou baixar 30 filmes de 1,5 GigaBytes, cada um, em apenas 1 segundo! Note-se que o limite atual do Wi-Fi é de 600Mbps (megabits por segundo).

Como funciona o Li-Fi
Como funciona o Li-Fi

Veja uma comparação básica entre Li-Fi e Wi-Fi:

ItemLi-FiWi-Fi
Nome por extensoLight FidelityWireless Fidelity
OperaçãoTransmite dados através da luz utilizando uma lâmpada de LED.Transmite dados através de ondas de rádio utilizando um roteador sem fio.
InterferênciaNão tem problemas de interferência.Sofre e causa interferência a outros roteadores.
TecnologiaDispositivos compatíveis com o padrão IrDA.Dispositivos compatíveis com o padrão WLAN 802.11a/b/g/n/ac/ad
AplicaçõesUso em aeronaves, explorações submarinas, operações em hospitais, transmissão de dados e navegação na internet em casa e em escritórioUsado para acessar a internet em diversos locais públicos
Vantagens e desvantagensMenos interferência, ultrapassa água salgada, funciona em regiões de alta densidadeMais interferência, não ultrapassa água salgada, funciona em regiões de menor densidade
PrivacidadeA luz não ultrapassa paredes, propiciando transferências de dados mais segurasO sinal ultrapassa paredes, exigindo medias de segurança adicionais (senha e criptografia)
VelocidadeCerca de 1Gbps (fora do laboratório de testes)WLAN-11n atinge 150Mbps
Frequência de operaçãoEspectro 10 mil vezes maior que o do rádio2.4GHz, 4.9GHz e 5GHz
Densidade de dadosFunciona em ambientes de alta densidadeFunciona em ambientes de menor densidade devido a problemas com interferência
Distância de alcanceCerca de 10 metrosCerca de 32 metros (WLAN 802.11b/11g), varia com base na força do sinal e no tipo de antena usado
Componentes do sistemaAcionador de lâmpada, lâmpada de LED e um fotodetector ligado ao cliente completam o sistemaRequer a instalação de um roteador e placas de rede sem fio ligadas aos clientes (notebook, smartphone, etc)

Fontes de pesquisa:

Techtudo, UOL Tecnologia, Wikipédia, Li-Fi x Wi-Fi (em inglês)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

Specify Facebook App ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Facebook Login to work

Specify Google Client ID and Secret in Super Socializer > Social Login section in admin panel for Google Login to work

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *